Gonçalo Junior
  

Rir para não chorar em peça sobre Alzheimer

Não tenho mais paciência para ver peças de teatro delirantes, subjetivas demais, longas e que deixam a plateia tensa no mero esforço de entender onde o autor quer chegar. Nesses casos, costumo ler a sinopse antes, apenas para me divertir pelo que pretende dizer e o que é dito. Ou não dito. Ou o que ficou na promessa.

Ontem, fui ver Campeão de Dominó do Alasca, de Mario Viana, com direção de Aimar Labaki, que tem no elenco meu querido amigo Valdir Rivaben, ator com talento acima da média para o humor. São apenas três personagens em cena: dois filhos adultos e uma mãe idosa, corroída pelo Mal de Alzheimer.

Viana consegue o improvável: fazer rir - e refletir - sobre um assunto perturbador, principalmente para quem tem ou teve algum parente com essa terrível doença que, como sempre digo, rouba a alma da pessoa, deixa-a à mercê por completo das crueldades e regras de um mundo implacável. Em um texto enxuto, econômico, de diálogos precisos e sem excessos, ele expõe uma consequência natural desse mal: o drama familiar que ela acarreta. Faz isso ao contrapor dois irmãos em lado bem opostos: o que passou dez anos cuidando da mãe, com grande sacrifício, e o que a ignorou esse tempo todo e volta disposto a usá-la para um golpe que pretende quitar as dívidas com mafiosos.

O mais velho tenta convencer o outro a participar de um plano cruel, quando surge o momento de se fazer uma interesse reflexão sobre as relações familiares com parentes de reações diversas. Até onde vai a paciência, o estorvo, a responsabilidade de cada um? Todos esses pontos incomodam e levam a pensar, com sutileza e inteligência. No balanço final, sobressai um drama cômico carregado de humanismo e emoção. O trio é afiadíssimo nos 50 minutos do espetáculo. Vá ver.



Escrito por goncalo.junior às 11h58
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
HISTÓRICO



OUTROS SITES
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!